quinta-feira, 28 de março de 2013

Saiu na Cult Magazine

“O cabelo de Cora” tem lançamento previsto para o mês de abril

Cabelo Cora
Recém-lançado pela Editora Pallas, “O cabelo de Cora”, de Ana Zarco Câmara e ilustrado por Taline Schubach, traz consigo questões raciais e muitos já estão relacionando com a “homenagem” feita pelo estilista Ronaldo Fraga às mulheres negras que, recentemente gerou polêmica por levar à passarela no desfile do SPFW, modelos usando palha de aço na cabeça, remetendo à pejorativa analogia entre o cabelo crespo e o ‘Bombril”.
Na história, a menina Cora fica arrasada quando ouve de uma colega de classe que seu cabelo é feio, armado e que ela deveria mantê-lo preso com uma fita. Porém, Cora descobre como fazer das nossas diferenças a nossa exclusividade e, a partir desse aprendizado, passa a viver numa relação de harmonia e aceitação de si mesma e dos outros.
O livro já está à venda no site da editora e seu lançamento oficial está previsto para o mês de abril.
Por Jessica Coccoli

sexta-feira, 22 de março de 2013

Confirmado o lançamento de "O cabelo de Cora" no Salão da Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil (FNLIJ):

http://www.salaofnlij.com.br/salaofnlij/programacao/lancamentos.html?sid=57&site=2

05 a 16 de junho de 2013
Centro de Convenções Sul América
Av. Paulo de Frontin c/ Av. Pres. Vargas
Cidade Nova - Rio de Janeiro


Lançamento de "O cabelo de Cora", da Editora Pallas: dia 14 de junho, às 10:00, no Espaço FNLIJ de Leitura
Saiu no UFF Notícias:

http://www.noticias.uff.br/noticias/2013/03/professora-filosofia-livro-infanto-juvenil.php

Professora de Filosofia da UFF lança livro infanto-juvenil
22/3/2013

Recém-lançado pela Editora Pallas, o livro infanto-juvenil "O cabelo de Cora", escrito pela professora adjunta de filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ana Zarco Câmara, foi apontado pelo jornal Estadão como bastante atual por tratar de um assunto que interessa também aos adultos: a diferença.

O lançamento oficial está previsto para o mês de abril, no Rio de Janeiro, mas já está à venda no site da Pallas Editora e da Livraria Travessa.

O livro conta a história de uma menina que tem cabelo crespo e recebe um amargo conselho de uma amiga da escola: "Melhor você usar uma fita na cabeça". Tal experiência deixou a menina triste, mas trouxe também muitos ensinamentos, que dizem respeito a uma relação harmoniosa consigo mesma e com os outros.

O tema ganhou espaço na polêmica discussão em torno da "homenagem" feita pelo estilista Ronaldo Fraga às mulheres negras, no desfile da São Paulo Fashion Week (SPFW). O estilista levou à passarela modelos que usavam palha de aço na cabeça, remetendo à pejorativa analogia entre o cabelo crespo e o “Bombril”.

quinta-feira, 21 de março de 2013

O cabelo de Cora citado na polêmica sobre o desfile de Ronaldo Fraga, no SPFW:

http://revistasamuel.uol.com.br/blogs/agora/um-livro-infantil-para-ronaldo-fraga/ 
Saiu na coluna Babel do jornal O Estado de São Paulo:
Maria Fernanda Rodrigues - O Estado de S.Paulo
INTERCÂMBIO
Editora do Benin vai traduzir livros de brasileiros
Depois de muito publicar autores da África - entre os quis Luandino Vieira e Ondjaki -, agora é a vez da Pallas exportar para lá obras de escritores e pesquisadores brasileiros de temática africana, sua especialidade. Estão previstos para sair em março, no Benin, quatro livros da editora carioca. São eles: Kofi e o Menino do Fogo, de Nei Lopes; Quando a Escrava Esperança Garcia Escreveu Uma Carta e Palmas e Vaias, de Sonia Rosa; e Bruna e a Galinha D’Angola, de Gercilga de Almeida. Quem publica é a Ruisseaux d’Afrique e a ideia é que a versão em francês dos títulos brasileiros seja distribuída por toda a África francófona. Os livros devem ser vendidos também na França. Para o leitor brasileiro, a novidade é o lançamento, no fim do mês, de O Cabelo de Cora, livro delicado de Ana Zarco Câmara e ilustrado por Taline Schubach. Na história, a garota negra ouve de uma colega de classe que seu cabelo é feio, armado e que ela deveria mantê-lo preso com uma fita. Assunto atualíssimo depois que o texto Minha filha tem cabelo muito crespo. A partir de que idade posso alisá-lo?, publicado no blog da Maternidade Santa Joana, causou, com razão, revolta nas redes sociais.
O cabelo de Cora já está á venda no site da Pallas Editora e no site da Livraria Travessa:


http://www.pallaseditora.com.br/produto/O_cabelo_de_Cora/254/

http://www.travessa.com.br/O_CABELO_DE_CORA/artigo/9dddc1a0-45b0-45f2-bcdc-a93340272de2







O cabelo de Cora é um livro infanto-juvenil, mas trata de assunto que interessa também aos adultos: a diferença. Cora é uma menina como qualquer outra, que vive muito bem até receber de uma colega da escola, um amargo conselho: "Melhor você usar uma fita na cabeça". Sim, a menina Cora tem cabelo crespo, assim como sua tia e quase toda a sua família. A tristeza de Cora ao ouvir aquelas palavras será transfigurada em alegria. Os ensinamentos que tal experiência trará à Cora são também nossos. Dizem respeito a uma relação harmoniosa consigo mesma e com os outros. Um aceite das diferenças e uma recusa a qualquer padrão que desrespeite o direito que cada um de nós tem de ser único.