terça-feira, 21 de maio de 2013

Nota sobre lançamento do livro no site "Mamãe eu kero"

http://www.mamaeeukero.com.br/posts/387

Lançamento do livro O Cabelo de Cora na Livraria da Travessa Ipanema às 16h. Grátis. Livre.

"O cabelo de Cora" na estante do blog "O quintal dos meninos"

Nossa estante - O Cabelo de Cora.

Eu sempre tive o hábito de ler - certamente uma forte influência do meu pai que, além de ser um leitor compulsivo, sempre me levava para comprar revistinhas e livros. Aliás, até hoje ele sempre dá isso de presente.
 
E por gostar muito de livros (apesar de ler muito menos do que gostaria) também incentivo esse hábito no Miguel. Ele é dono de uma mini biblioteca que já conta com muitos títulos.
 
Miguel gosta de livros, adora ganhar ou comprar, é tão divertido quanto qualquer outro brinquedo.
 
Antes eu deixava todos no alto do armário pq ele ainda não dava conta de mexer sem rasgar, mas há cerca de 1 mês resolvi colocar todos ao alcançe das mãos dele.
 
Desocupei uma estante que tenho em casa e coloquei nos andares de baixo a coleção. Tem sido um sucesso!
 
Miguel é um mini "leitor" compulsivo. Quando pede pra ler vem logo com 10 livros na mão. Ele super curte cada história. E o mais engraçado é que tb está adorando escolher revistinhas na banca. Parece que me vejo criança, indo comprar revistinha da turma da Mônica aos domingos, quando meus pais iam à feira.
 
Dentre as opções que temos escolhi mostrar hj um livrinho que fez muito sucesso com Miguel: O CABELO DE CORA. É um livro novo, foi lançado há pouco, mas trata de um assunto muito falado lá em casa.
 
A Cora, personagem principal do livro, tem cabelo crespo (ou, como diria Miguel: tem cabelo de molinha igual ao dele). Durante a leitura do livro, que é super leve e toda trabalhada na rima, a criança vai entendendo mais sobre as diferenças e sobre o ponto de vista de cada um a respeito do que é bonito ou feio.
 
Miguel adorou, eu adorei! Pedi até pra mandar um pra escola pra professora ler com a turma. Vale a pena conhecer.
 
 

Beijos, Eve.

http://oquintaldosmeninos.blogspot.com.br/2013/05/nossa-estante-o-cabelo-de-cora.html?showComment=1369133793369#c5423176904351978594

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O cabelo de Cora na Revista Raça Brasil - Edição de maio/178 (Coluna Na pegada)


O cabelo de cora
Cora é uma menina adorável e comum: adorava ir à escola e era bastante orgulhosa do seu cabelo, crespo como o de sua Tia Vilma e o de sua avó. No entanto, por seu cabelo não ser liso como o das outras meninas, não era popular na escola. No livro "O cabelo de Cora", a autora Ana Zarco Câmara fala sobre o universo da aparência, onde uma opinião inocente pode se transformar em um grande trauma na escola. O penteado fora do padrão de Cora necessitará de um empurrãozinho para que ela aprenda novamente a amá-lo e a dizer para todo mundo o quanto ele é bonito do jeito que é!



http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/178/artigo288464-1.asp
16/05/2013

quinta-feira, 2 de maio de 2013

"O cabelo de Cora" na sugestão de leitura do blog 1001 roteirinhos

http://1001roteirinhos.com.br/2013/05/dica-de-leitura-o-cabelo-de-cora/?fb_action_ids=127634744097796&fb_action_types=og.likes&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

Dica de Leitura – O cabelo de Cora

Cabelo liso, crespo, comprido, curto, pintado, careca. Cada vez mais os padrões de beleza escravizam as pessoas que estão sempre procurando artifícios para se encaixarem no modelo da vez.
E se você estivesse muito bem obrigada e sua amiga dissesse que seu cabelo é feio e que deveria estar sempre preso para não parecer desarrumado?
Isso acontece muito na infância, principalmente na época de escola, afinal, as crianças falam o que pensam sem muito freio, não é mesmo?
E é nessa situação que Cora, uma menina com cheios cabelos crespos, se vê envolvida, ficando muito intrigada com a atitude de sua amiga. Enquanto busca ajuda para entender porque deve mudar seu visual, ela vai compreendendo que cada um tem um jeito de ser e que é sempre importante valorizar as nossas origens.

O cabelo de Cora - capa

Escrito em forma de poesia, a história de Ana Zarco Câmara publicada pela Pallas Editora é uma graça, abordando de foma leve e divertida o tema do respeito às diferenças e a importância das tradições para a construção da identidade de cada um.
As ilustrações super coloridas e alegres, reforçam a linguagem divertida do livro bem ao gosto das crianças. Sem contar que a ilustradora Taline Schubach criou uma Cora fofíssima! Daqueles personagens que a gente tem empatia imediata. Adorei!

O cabelo de Cora

O cabelo de Cora

O cabelo de Cora

O livro vai ser lançado no próximo domingo, 05 de maio, às 16h na Livraria da Travessa em Ipanema, rua Visconde de Pirajá, 572.
Uma ótima oportunidade para conhecer de perto a Cora e seu lindo cabelo!


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Título | O CABELO DE CORA
Autor | Ana Zarco Câmara
Ilustrador | Taline Schubach
Editora | Pallas
Páginas | 32
ISBN | 978-85-347-0496-0
Idioma | Português
Formato | 21,0×28,0cm
Código: 2390
http://vejario.abril.com.br/blog/1001-roteirinhos/agenda/lancamento-para-a-garotada-na-livraria-da-travessa

Divulgação do lançamento do livro no blog 1001 roteirinhos, da Veja Rio


Lançamento para a garotada na Livraria da Travessa

02 maio 2013 | 3 comentários
Domingo Sábado tem lançamento do livro O Cabelo de Cora, de Ana Zarco Câmara na Livraria da Travessa em Ipanema. O livro, editado pela Pallas, aborda um tema bem atual e as ilustrações de Taline Schubach são uma graça!
Vale conferir!


convite_cabelo_de_cora

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
05 de Maio de 2013 | 16h
Livraria da Travessa Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 572

sábado, 27 de abril de 2013

"O Cabelo de Cora" na coluna Ciranda do Livro, da Folhinha (Folha de São Paulo)

Cabelo liso ou enrolado? Livro fala da dificuldade em lidar com diferenças

LAURA MATTOS
DE SÃO PAULO
Miriam diz para Cora que ela deve alisar seu cabelo, que é enrolado e ruim.
Cora fica triste e magoada com a enorme bobagem que ouviu da amiga.


Divulgação
Até que sua tia Vilma lhe explica que seu cabelo enrolado tem origem na África, não é feio ou ruim, só diferente do da amiga loirinha.
A própria Miriam percebe que não havia sido nada legal e pede desculpas para Cora.
Em versos rimados, o livro toca sem rodeios na dificuldade que temos de lidar com as diferenças.
"O CABELO DE CORA"
AUTORA Ana Zarco Câmara
EDITORA Pallas
PREÇO R$ 35
INDICAÇÃO A partir de 4 anos

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Concurso de desenho "O cabelo de Cora"



 Mamães e papais, titias e titios, vovós e vovôs,

Convidem suas crianças para participarem do concurso de desenho de "O cabelo de Cora". Basta enviar para ocabelodecora@gmail.com um desenho feito por eles, da personagem Cora. O desenhista selecionado ganhará da autora um livro autografado, na tarde de autógrafos na Livraria da Travessa, quando será anunciado o resultado.
Todos os participantes terão uma deliciosa tarde, de muita leitura e diversão!

Mãos à obra e até lá!

Prazo para o envio:03-05-2013
Os desenhos devem ser enviados com o nome e a idade do (a) desenhista.

Marcado o lançamento! Tem travessura da Travessa!

quinta-feira, 28 de março de 2013

Saiu na Cult Magazine

“O cabelo de Cora” tem lançamento previsto para o mês de abril

Cabelo Cora
Recém-lançado pela Editora Pallas, “O cabelo de Cora”, de Ana Zarco Câmara e ilustrado por Taline Schubach, traz consigo questões raciais e muitos já estão relacionando com a “homenagem” feita pelo estilista Ronaldo Fraga às mulheres negras que, recentemente gerou polêmica por levar à passarela no desfile do SPFW, modelos usando palha de aço na cabeça, remetendo à pejorativa analogia entre o cabelo crespo e o ‘Bombril”.
Na história, a menina Cora fica arrasada quando ouve de uma colega de classe que seu cabelo é feio, armado e que ela deveria mantê-lo preso com uma fita. Porém, Cora descobre como fazer das nossas diferenças a nossa exclusividade e, a partir desse aprendizado, passa a viver numa relação de harmonia e aceitação de si mesma e dos outros.
O livro já está à venda no site da editora e seu lançamento oficial está previsto para o mês de abril.
Por Jessica Coccoli

sexta-feira, 22 de março de 2013

Confirmado o lançamento de "O cabelo de Cora" no Salão da Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil (FNLIJ):

http://www.salaofnlij.com.br/salaofnlij/programacao/lancamentos.html?sid=57&site=2

05 a 16 de junho de 2013
Centro de Convenções Sul América
Av. Paulo de Frontin c/ Av. Pres. Vargas
Cidade Nova - Rio de Janeiro


Lançamento de "O cabelo de Cora", da Editora Pallas: dia 14 de junho, às 10:00, no Espaço FNLIJ de Leitura
Saiu no UFF Notícias:

http://www.noticias.uff.br/noticias/2013/03/professora-filosofia-livro-infanto-juvenil.php

Professora de Filosofia da UFF lança livro infanto-juvenil
22/3/2013

Recém-lançado pela Editora Pallas, o livro infanto-juvenil "O cabelo de Cora", escrito pela professora adjunta de filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ana Zarco Câmara, foi apontado pelo jornal Estadão como bastante atual por tratar de um assunto que interessa também aos adultos: a diferença.

O lançamento oficial está previsto para o mês de abril, no Rio de Janeiro, mas já está à venda no site da Pallas Editora e da Livraria Travessa.

O livro conta a história de uma menina que tem cabelo crespo e recebe um amargo conselho de uma amiga da escola: "Melhor você usar uma fita na cabeça". Tal experiência deixou a menina triste, mas trouxe também muitos ensinamentos, que dizem respeito a uma relação harmoniosa consigo mesma e com os outros.

O tema ganhou espaço na polêmica discussão em torno da "homenagem" feita pelo estilista Ronaldo Fraga às mulheres negras, no desfile da São Paulo Fashion Week (SPFW). O estilista levou à passarela modelos que usavam palha de aço na cabeça, remetendo à pejorativa analogia entre o cabelo crespo e o “Bombril”.

quinta-feira, 21 de março de 2013

O cabelo de Cora citado na polêmica sobre o desfile de Ronaldo Fraga, no SPFW:

http://revistasamuel.uol.com.br/blogs/agora/um-livro-infantil-para-ronaldo-fraga/ 
Saiu na coluna Babel do jornal O Estado de São Paulo:
Maria Fernanda Rodrigues - O Estado de S.Paulo
INTERCÂMBIO
Editora do Benin vai traduzir livros de brasileiros
Depois de muito publicar autores da África - entre os quis Luandino Vieira e Ondjaki -, agora é a vez da Pallas exportar para lá obras de escritores e pesquisadores brasileiros de temática africana, sua especialidade. Estão previstos para sair em março, no Benin, quatro livros da editora carioca. São eles: Kofi e o Menino do Fogo, de Nei Lopes; Quando a Escrava Esperança Garcia Escreveu Uma Carta e Palmas e Vaias, de Sonia Rosa; e Bruna e a Galinha D’Angola, de Gercilga de Almeida. Quem publica é a Ruisseaux d’Afrique e a ideia é que a versão em francês dos títulos brasileiros seja distribuída por toda a África francófona. Os livros devem ser vendidos também na França. Para o leitor brasileiro, a novidade é o lançamento, no fim do mês, de O Cabelo de Cora, livro delicado de Ana Zarco Câmara e ilustrado por Taline Schubach. Na história, a garota negra ouve de uma colega de classe que seu cabelo é feio, armado e que ela deveria mantê-lo preso com uma fita. Assunto atualíssimo depois que o texto Minha filha tem cabelo muito crespo. A partir de que idade posso alisá-lo?, publicado no blog da Maternidade Santa Joana, causou, com razão, revolta nas redes sociais.
O cabelo de Cora já está á venda no site da Pallas Editora e no site da Livraria Travessa:


http://www.pallaseditora.com.br/produto/O_cabelo_de_Cora/254/

http://www.travessa.com.br/O_CABELO_DE_CORA/artigo/9dddc1a0-45b0-45f2-bcdc-a93340272de2







O cabelo de Cora é um livro infanto-juvenil, mas trata de assunto que interessa também aos adultos: a diferença. Cora é uma menina como qualquer outra, que vive muito bem até receber de uma colega da escola, um amargo conselho: "Melhor você usar uma fita na cabeça". Sim, a menina Cora tem cabelo crespo, assim como sua tia e quase toda a sua família. A tristeza de Cora ao ouvir aquelas palavras será transfigurada em alegria. Os ensinamentos que tal experiência trará à Cora são também nossos. Dizem respeito a uma relação harmoniosa consigo mesma e com os outros. Um aceite das diferenças e uma recusa a qualquer padrão que desrespeite o direito que cada um de nós tem de ser único.